Zika virus é usado para espalhar spams maliciosos

zika-ataque-spam-g1

Uma nova campanha de spam malicioso , se aproveita do interesse brasileiro sobre o vírus zika , para infectar as maquinas dos usuários com o malware JS.downloader.

O e-mail com spam malicioso afirma ser do site Saúde Curiosa e traz no assunto a chamativa frase que diz: “ZIKA VIRUS! ISSO MESMO, MATANDO COM ÁGUA!”. Ele utiliza imagens e textos de uma matéria publicada no site, mas inclui botões para instigar a curiosidade do destinatário, como “A eliminação do mosquito! Clique Aqui!” e “Instruções para seguir! Baixe!”, assim como um arquivo anexado.

Esses links levam ao serviço de encurtamento de URL Bitly, que redireciona para o serviço de hospedagem de arquivos Dropbox. A Symantec detectou tanto o arquivo hospedado no Dropbox quanto o arquivo anexado ao e-mail como JS.Downloader. Depois de infectar o usuário com o JS.Downloader, os cibercriminosos tentam baixar outros malwares no computador comprometido.

A orientação da Symantec é evitar clicar em links ou anexos de e-mails não solicitados, além de manter um antivírus atualizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>